quarta-feira, 3 de março de 2010

Fotoreportagem 1 - Saída de Campo à Ponta de S. Lourenço (29/01/10)

No âmbito da disciplina de Área Projecto e no decurso do estudo da influência do relevo nos endemismos, realizamos uma saída de campo no dia 29 de Janeiro de 2010 à Ponta de São Lourenço.
Fomos acompanhados pelo botânico responsável pelo herbário do Museu Municipal do Funchal-História Natural, o Dr. Juan Silva, e pela entomóloga responsável pela colecção de insectos da mesma instituição, a Dra. Ysabel Gonçalves.
Partimos do Museu pelas 9.30 horas do referido dia, chegando à Ponta de S. Lourenço por volta das 10.00 horas. Ao longo do dia, fomos recolhendo alguns espécimes relevantes e típicos daquela área e fotografando o relevo daquela zona. Enquanto isso, os biólogos forneciam-nos diversas informações sobre as espécies recolhidas, e não só.
As plantas recolhidas foram herborizadas com a supervisão do Dr. Juan Silva, e os insectos foram preparados e montados sob a orientação da Dra. Ysabel Gonçalves.
Para além da componente prática, os dois biólogos colaboraram na parte teórica do trabalho através do empréstimo, para consulta, de bibliografia científica.
De seguida são apresentadas algumas das fotografias desse dia.


Fig 1. Foto de grupo. Da esquerda para a direita: João Chaves, Sónia Serrão, Joana Mendonça, Ricardo Sousa e Cristina S. Gouveia




Fig 2. Joana Mendonça e Ricardo Sousa a recolher o lixo. Ao longo do percurso deparámo-nos com diversos materiais de uso quotidiano espalhados pela natureza. Por isso, e porque é importante mostrar às pessoas que é necessário preservar o ambiente, recolhemos grande parte do lixo encontrado.





Fig 3. Há sempre espaço para um pouco de brincadeirinha!







Fig 4. Sónia Serrão a observar o impacte humano neste local (Ponta de São Lourenço).




Fig 5. Uma pausa para alimentar os corpinhos!!






Fig 6. Ricardo Sousa à "caça" de endemismos.





Fig 7. Cristina S. Gouveia com a encosta Norte da Ponta de São Lourenço como pano de fundo.





Fig 8. Pausa no miradouro para contemplar a bela vista. Da esquerda para a direita: Ricardo Sousa, João Chaves, Sónia Serrão e Joana Mendonça.








Fig 9. João Chaves e a Dr.ª Ysabel Gonçalves (entomóloga do Museu Municipal do Funchal - História Natural) à procura de insectos.





Fig 10. Sónia Serrão junto a um Dragoeiro [Dracaena draco (L.) L - planta endémica da Macaronésia, extinta no Porto Santo].







Fig 11. As meninas do grupo!!
Da esquerda para a direita: Sónia Serrão, Joana Mendonça e Cristina S. Gouveia.






Fig 12. O Grupo da saída de campo. Da esquerda para a direita: Dr.ª Ysabel Gonçalves, Dr.º Juan Silva, Cristina S. Gouveia, Joana Mendonça, Sónia Serrão, Ricardo Sousa e João Chaves.




Fig 13. Subfósseis de caracóis em estrato arenoso. (Subfóssil, neste caso, corresponde a parte de um ser vivo que está em processo de fossilização, mas que ainda não atingiu o tempo suficiente para ser considerado como fóssil).






Fig 14. Acção erosiva do vento nas rochas.




Fig 15. Aspecto do relevo da Ilha da Madeira.







Fig 16. Relevo da Ilha da Madeira (encosta Norte) e aerogeradores (energia renovável - eólica).





Fig 17. Relevo da Ilha.





Fig 18. Calendula maderensis DC.
Planta endémica das Ilhas da Madeira e das Desertas.





Fig 19. Argyranthemum pinnatifidum (L.f.) Lowe subsp. succulentum (Lowe) Humphries.
Planta endémica da Ilha da Madeira.




Fig 20. Matthiola maderensis Lowe. Planta endémica das Ilhas da Madeira, Desertas e Porto Santo.





Fig 21. Alguns dos caracóis recolhidos.


Fig 22. Spilostethus pandurus (Scopoli, 1763) a copular.